domingo, 4 de abril de 2010

O discurso de Serra e a Língua Portuguesa

Ao deixar o Governo de São Paulo, Serra disse:

"Eu estou 'convencido que' o governo, como as pessoas, tem que ter honra. E assim falo não apenas porque aqui não 'se cultiva' escândalos, malfeitos, roubalheira, mas também porque nunca incentivamos o silêncio da cumplicidade e da conivência com o mal feito.[...]" Nosso doutor vacilou.

Alguém se convence 'de' alguma coisa. Certo: Eu estou convencido de que...

Emprega-se a preposição quando o que introduz orações que complementam substantivo, adjetivo ou advérbio:

- Estamos certos (do quê?)de que seremos aprovados

- Tinha a consciência ( de quê?) de que precisava estudar.

Na voz passiva, o VTD "cultivar" concorda com sujeito. Assim: não se cultivam escândalos, malfeitos...

Mais exemplos: Vendem-se carros/ leem-se livros/ Alimentam-se esperanças,etc.

Geraldo, professor de Redação Técnica na PMDF

Um comentário:

  1. ok!prossefor Geraldo gostaria que vassa senhoria pudesse me tirar dúvidas que gerou por meio do meu colega pmdf,ele está na iminência de ser reformado, por motivos de esquisofrenia,deprssão,transtorno bipolar,já tem mais de ano da sidrome.nada de melhora.neste caso ele pode perder algum benefício poi bem sargento comprei seu livro legislação aplicada á pmdf nao encontrei nada que pudesse esclarece-lo. muito obragado por me responder urgente tchau!

    ResponderExcluir

contate-nos:geraldo.sigma@gmail.com